Rio Sabor - Felgar

| quinta-feira, 30 de julho de 2009

Paisagens lindíssimas, um rio de rara beleza e a oportunidade de visitar o Felgar, por estas e outras razões.

Foz do Sabor

| quinta-feira, 23 de julho de 2009

Uma paisagem paradisíaca, um sonho e um momento de eterna Paixão. Aproveita a Vida, vive o teu Mundo... e se bem vindo ao Reino Maravilhoso.


Fonte de Santo António

| quarta-feira, 22 de julho de 2009

A Fonte de Santo António em Torre de Moncorvo é de uma beleza incrível. Era costume o povo utilizar a sua água para consumo, relembro ainda que era um hábito "ir encher" uns garrafões à Fonte de Santo António. Encontra-se agora tal como as restantes fontes de Torre de Moncorvo seca e à espera de recuperar a sua importância e esplendor!

Igreja do Carvalhal

| terça-feira, 21 de julho de 2009

A Igreja do Carvalhal é de linhas arquitectónicas mais modernas, mas de uma beleza e imponência magnifica. Ficam aqui alguns registos fotográficos para poderem apreciar e quem sabe uma ajuda para uma futura visita.
Sejam bem vindos ao Carvalhal.




Igreja do Felgar

| segunda-feira, 20 de julho de 2009

O Felgar é conhecido por ser a terra de boa gente, dos oleiros, da música. É também riquíssimo em monumentos, como por exemplo a sua belíssima Igreja.


Barco Rabelo na Foz do Sabor

|

O Barco Rabelo, é um barco tipicamente Português, teve a sua grandeza e principal destaque no transporte do Vinho desde o Alto Douro até às caves em Vila Nova de Gaia.
Embora agora sejam de uso maioritariamente Turístico, continuam a navegar as águas do Douro com a mesma elegância e imponência do passado!





Visita a Carviçais

|

Como ficou prometido, tive a oportunidade de visitar a belíssima aldeia de Carviçais e tirar algumas fotografias que demonstrassem um pouco dessa beleza.




Podem saber um pouco mais sobre a história de Carviçais aqui

Capela de S. Sebastião

| domingo, 19 de julho de 2009

A belíssima capela de São Sebastião localiza-se no Largo da Corredoura. Também denominada por Capela de S. Bartolomeu, segundo as "Memórias Paroquiais de Moncorvo" de 1758, sendo na altura administrada por João José de Morais Madureira, lavrador, como era exigido na época.


É construída em granito e de arquitectura simples, sóbria e harmoniosa. A fachada principal apresenta um portal encimado por uma pequena rosácea, rematada por um arco sineiro com uma cruz, ladeado de dois pequenos pináculos e mais dois de maior dimensão nos extremos da frontaria.



Possui também um adro, lajeado e murado.
No interior possui um altar, onde impera São Sebastião, Santo de grande devoção para as gentes de Moncorvo.
Fontes: "Torre de Moncorvo, Município Tradicional" de Ilda Fernandes

Flores de Mós

|

Ao fotografar a fauna e flora da belíssima aldeia de Mós, tive a oportunidade de registar estes maravilhosos exemplares! Aproveitem e sintam as cores e aromas da Natureza de Mós.


Moncorvo Olhares

| sexta-feira, 17 de julho de 2009

Fotografias a preto e branco retiradas na Rua da Misericórdia, que tentam reflectir a beleza que encontramos ao percorrer estas ruas.


Jardins de Moncorvo

|

O Jardim de Torre de Moncorvo é um espaço priveligiado não só pela sua beleza natural mas também porque nos permite captar belíssimos momentos fotográficos, exemplo disso são estas duas imagens.


Encontro do Sabor com o Douro

| quinta-feira, 16 de julho de 2009

É na Praia fluvial da Foz do Sabor - concelho de Torre de Moncorvo, o local de encontro do Rio Sabor com o Douro.
O Rio Sabor nasce na Serra de Montezinho, passando perto da cidade de Bragança, recebendo as águas do rio Fervença, vindo desaguar à Foz do Sabor no Rio Douro que nasce na Serra de la Demandana.

Chafariz Filipino

|

O Chafariz Filipino data de 1636, foi construído em frente à escadaria que liga a Praça Francisco Meireles ao Largo do Castelo. No séc. XIX foi desmontado, restando apenas a taça e a base que a cobre onde pode ler-se: "FEITO NO ANO DO SENHOR DE 1636 POR ORDEM DE DOUTOR JULIÃO DE FIGUEIREDO, PROVEDOR E CONTADOR NESTA COMARCA, À CUSTA DO POVO".



Reconstituído posteriormente, foram adicionadas às duas peças originais o resto da estrutura, recuperado conforme o seu aspecto original. O chafariz é constituído em conjunto com as duas peças originais, de uma base (tanque) e um pináculo no topo, arrematado com uma esfera no cimo do mesmo. Trata-se de um monumento de grande beleza, cuja recuperação foi muito bem projectada, resta agora que volte a cumprir a sua principal função que é a de fonte, falta-lhe apenas a água, que sem razão aparente deixou de correr nas fontes de Torre de Moncorvo.