O Património (In)Destrutível

| quinta-feira, 13 de agosto de 2009


Depois de ler o artigo no Jornal de Noticias sobre o vandalismo perpetuado ao símbolo maior de Torre de Moncorvo, a nossa Igreja Matriz, acorreram a mim vários pensamentos, entre os quais e acima de tudo, a profunda tristeza e revolta por perceber que existem ainda pessoas ( se assim se podem chamar) que não respeitam o Património pertencente não só aos Moncorvenses, como aos Portugueses em geral. A destruição do elemento escultórico, composto por pináculo de granito e rematado com uma bola, que segundo a noticia foi derrubado e partido em vários fragmentos, sendo impossível a sua recuperação, representa por si só a percepção que certos "indivíduos" têm pelo valor que o património Histórico representa para Moncorvo. Decididamente este acto deveria ser severamente punido de forma a servir de exemplo no futuro, não podemos desconsiderar nem esquecer o facto (sim..ainda me vou regendo pelo Português original e não pelos "Brasileirismos" correntes) de que um monumento que terá levado cerca de um século a construir, viu ser vandalizada e destruída uma parte de si numa só noite. Dá que pensar, como tudo o que é belo e moroso a construir, pode ser destruído, num breve e curto espaço de tempo. Num ápice, algo que viu crescer várias gerações, desaparece, fruto de um acto cobarde e desculpem-me a palavra..."animal".


Outro aspecto a ter em conta, e este igualmente alarmante, é o facto de as autoridades não se interessarem como deveriam na preservação e vigilância do Património Histórico, uma vez que a vigilância dedicada aos monumentos é quase inexistente e aumentam os actos de semelhante natureza a cada ano que passa. Muitos devem estar a pensar...Ah mas existem outras "prioridades" e tal... E eu questiono: Qual a alma de Moncorvo, qual o factor maior do Turismo em Moncorvo, do que é que mais nos orgulhamos? Pois eu respondo: O NOSSO Património, o Ferro, a ALMA e a nossa CULTURA. Todos estes aspectos são vitais para o desenvolvimento e crescimento de Moncorvo, cabendo aos Moncorvenses a sua preservação!


Perdoem-me o desabafo, mas como disse o Dr. Nelson Rebanda ( e muito bem), estou FARTO desta JUMENTUDE! Haja respeito!

No entanto, a beleza única e indestrutível irá sempre prevalecer. Fica aqui uma homenagem ao monumento e aos que contribuíram para a sua construção.

Como disse o poeta Agostinho da Silva:" Tanto o Passado como o Futuro coincidem num ponto, que se chama o Presente e que passa logo a ser Passado assim que damos por ele. E o Futuro começa Agora. Neste momento o Futuro começou.

2 comentários:

Amélia disse...
5 de setembro de 2009 às 15:03

É sempre agradável rever locais e monumentos que já conhecemos.Recordo com enorme nostalgia, a Igreja Matriz de Moncorvo. Foi lá que baptizei a minha filha, além de de me ter feito perder muitas horas a estudá-la, quando frequentei as Belas Artes.

Amélia Gaspar disse...
8 de setembro de 2009 às 14:49

Quando vejo as fotografias da Igreja Matriz de Moncorvo, recordo com saudade os meus tempos de estudante das Belas Artes e as pasquisas que tive que fazer sobre esta igreja. Também foi lá baptizada a minha filha.Visitei-a com frequência quando fazia férias regularmente nessa zona.

Enviar um comentário