Bem vindo Amigo!

| terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

http://corvointruso.blogspot.com/2011/01/ponte-da-portela.html

Seja muito bem vindo Sr. Arqueólogo ( Portuense de gema, mas Transmontano de Costela)! O Corvo de bico em riste já esperava um tópico seu! Das penas negras e da pele áspera (causada pelo frio Bracarense!), o humilde Corvo agradece a sua participação! Da simplicidade nascem grandes feitos, tal como a tua foto, por muito simples que pareça, aos olhares mais atentos transforma-se numa futura raridade.
A "nossa" Ponte do Sabor, que dentro de pouco tempo ficará submersa, causa directa do "progresso" humano ( ou das economias globais).
Não deveria ser a minha função lembrar ou relembrar a importância deste "ponto de acesso" ( nominativo tão diminutivo), ou para os mais férteis de neurónios, deste monumento de importância vital ao desenvolvimento de toda a região.
Contudo vamos fingir que se trata de um mero "obstáculo" ao progresso, vamos tentar acreditar que as centenas de metros que vão barrar a massa de água do orgulhoso Sabor, são de maior importância, que o lucro fácil de uma pequena parte da população é vital à economia e por fim, finjam as almas mais incrédulas que esta mesma massa de cimento nos irá colocar no mapa do País. Vamos fingir, pretendam acreditar....
Quando na realidade apenas estamos a contribuir para a destruição impune do nosso Património, da nossa História, pior ainda, do nosso Orgulho. Apenas pensem no que os nossos antepassados, aqueles que calcaram com os pés descalços as pedras dessa mesma ponte, podem pensar de nós, pseudo-desenvolvidos.
Quando abdicamos da nossa História, do "NOSSO" património natural, quando relegamos os nossos ancestrais para segundo plano, somos um reflexo de matéria, que surge e logo desaparece.
O que vamos dizer aos nossos filhos e netos? Que trocamos esses mesmos valores por meros indicadores de energia (dinheiro). Somos o que somos, desprezível ser que busca o lucro a todo o custo, em troca de tudo. Somos o que somos, animais no incessante acto de "encher o estômago", somos o que somos....
Mas esperem, este não sou EU, esta não é a essência Transmontana! O que se passou? Estaremos nós domados ao poder central, será que nos rendemos ao Capitalismo?

Porra será que deixamos de ser Irredutíveis Transmontanos? Será?

Resta-me mencionar o excelente sitio do André:
http://www.aquijazo.blogspot.com/
Bem vindo caro amigo!

0 comentários:

Enviar um comentário