Capela do Sagrado Coração de Jesus

| domingo, 3 de maio de 2009

A capela do Sagrado Coração de Jesus pertencia ao já demolido solar da família Carneiro Vasconcelos, tendo sido erguida, ao que tudo indica, no decorrer da primeira metade do século XVIII. Os registos indicam-nos que o órgão existente no seu interior remonta ao ano de 1743. O portal principal é formado por pilastras e encimado por frontão de volutas interrompido pelo Sagrado Coração de Jesus, ao qual a capela é dedicada.
Esta belíssima capela, encontra-se na na zona Histórica de Torre de Moncorvo, infelizmente em avançado estado de degradação. Tratando-se de um imóvel particular a sua recuperação é naturalmente mais dificultada. No entanto fica o apelo às autoridades competentes para a urgente recuperação de um dos símbolos arquitectónicos de Moncorvo.



6 comentários:

Anónimo disse...
4 de maio de 2009 às 02:08

Pelo menos deverá ter objectivos traçados ao construir uma página web, quantas visitas teve ou tem, cópias de fotografias não abonam a verdadeira realidade de um blogueiro.

Marco Deus disse...
4 de maio de 2009 às 04:03

No mundo da web o anonimato é um refúgio por vezes mais fácil. A mim interessa mais a frontalidade e honestidade. Não sei a que cópias se refere, no entanto se a referência é à fotografia do post, devo informar que é da minha autoria, bem como as que estão identificadas com o meu nome. Existem outras aqui publicadas que podem ser encontradas em qualquer dominio na Internet. Se porventura alguma das fotografias "feriu" a sua susceptibilidade faça o favor de indicar. A critica é bem mais construtiva quando fundamentada.

jorge delfim disse...
4 de maio de 2009 às 16:55

Há sempre criticos, em relação ao trabalho que fazemos o que não é de estranhar. Pena é não darem a cara, como dizes, o anonimato é um refúgio por vezes mas facil. Mas o que interessa é que façamos um trabalho honeste.
Quanto à capela, é pena que as autoridades competentes não deitem mãos à obra, pois é de uma beleza esplendida.
Parabéns Marco pelo Blogue, é sempre bom darmos a conhecer a nossa região.
Continua...

Cumprimentos


Jorge Delfim

lopes disse...
6 de maio de 2009 às 10:46

Meu caro conterrâneo Marco Deus, por vezes temos que aceitar criticas de quem as saiba fazer, porque quem não as não sabe fazer, devenos ignorar, e como se diz em Setúbal (SEU GRANDE CHOCO) queira voçê saber que eu no inicio das páginas Web de Mós, até foi anmeaçado por gente que de gente apenas deverá ter o corpo, porque acham alguns que os que estão fora devem fazer a propanda do local onde viveram, para os mesmos terem aproveitamentos políticos, mas nesse jogo não entro.
Agora quanto às fotografias eu sofria do mesmo mal até chegarem ao ponto de dizer preços por causa da fotos, ora quem deveria pedir preços seria a Google ou outros e não quem coloca uma fotografia na Web, aceito que tenham os nomes, também sei que a nível informático tudo se consegue, mas quem livremente coloca uma foto na Web sem qualquer protecção deverá saber que podem haver cópias, e dizerem que são deles.
Seguir em frente e não se amedronte como Fernando Pessoas dizia [Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugna-la-íamos, se a tivéssemos. O perfeito é desumano, porque o humano é imperfeito.]

Cumprimentos
Cá das terras do Bocage.

Lopes disse...
6 de maio de 2009 às 11:01

Foi nesta adicionado às nossas páginas

Link`s - Enalces - Intercâmbio

http://fg-mos-vila-antiga-medieval-tmoncorvo.blogspot.com/

Marco Deus disse...
6 de maio de 2009 às 11:45

Agradeço as mensagens de apoio do Jorge e do Lopes. Realmente existem sempre aqueles que apenas criticam negativamente e nada de novo trazem, mas não será isso de certeza que me vai desanimar, muito pelo contrário, é graças a estas situações que a nossa vontade mais prevalece. Obrigado pela ligação Lopes, também já foi adicionado o seu Blogue nas ligações do meu (nosso) blogue. Queira saber que no meu sangue corre também sangue Moseiro!
Cumprimentos.

Enviar um comentário