Igreja de Santa Maria - Mós

| quinta-feira, 21 de maio de 2009

Igreja renascentista com a fachada principal rematada por uma empena truncada por um campanário com duas ventanas de arco pleno, encimadas por uma cruz. O portal, de arco pleno sobre pilastras, é encimado por um óculo circular com gelosia em granito. As fachadas laterais são contrafortadas, com dois contrafortes a norte e três a sul.
No interior, a nave encontra-se dividida em três tramos por dois arcos ligeiramente apontados, suportados pelos contrafortes. Tem coro-alto, em madeira, assente em duas colunas de granito, e, no segundo tramo, do lado do Evangelho, apresenta um púlpito cilíndrico em granito. No terceiro tramo ostenta retábulos colaterais em talha dourada, colocados simetricamente. O do lado do Evangelho é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, e o do lado da Epístola a Nossa Senhora das Dores. São de estrutura semelhante, com arcos concêntricos assentes em colunas pseudo-salomónicas decoradas por cachos de uvas e volutas. O arco triunfal, abatido, é ladeado por dois altares em talha dourada, também de estrutura semelhante. O do lado da Epístola é dedicado Nossa Senhora de Fátima e o do lado do Evangelho a Nossa Senhora do Rosário. A capela-mor alberga um retábulo em talha dourada e pintada, com trono central, sob abóbada em arco encimada por sanefa, com a imagem de Cristo na Cruz. Este é ladeado pelas imagens de Nossa Senhora da Conceição do lado do Evangelho e de S. Sebastião do lado da Epístola, enquadradas por colunas com capitéis coríntios, decoradas com volutas, florões e anjos. O pavimento da nave é em soalho e o da capela-mor em soalho e lajeado. Os tectos da nave e da capela-mor são ambos em madeira, apresentando secção poligonal.
Como chegar:-Estrada Nacional 220 - Torre de Moncorvo, ao km 15, virar à direita em direcção a Mós Estrada Municipal.




2 comentários:

Marco Deus disse...
21 de maio de 2009 às 04:25

Bem vindo ao Blog Lopes! E que começo! Uma excelente exposição sobre a Igreja de Mós, monumento que me é muito querido, não só pela sua beleza e história fantásticas, como também pelo facto de ser uma referência para mim mesmo, pois eu fui Baptizado nessa Igreja. Tenho o privilégio de ter sangue Moseiro, o meu Pai e avós Paternos são naturais dessa freguesia e eu cresci e vivi (e espero viver outras mais) experiências óptimas nessa freguesia. O meu carinho por Mós é indescritivel, adoro a terra, as suas gentes e os seus costumes. Já sinto saudades de ir até lá. Como já indiquei num post sobre Carviçais, está prometido fazer uns trabalhos de fotografia e escrever uns textos das duas freguesias, espero que em breve. Muito obrigado Lopes pelo magnifico trabalho e continue! Mais uma vez Bem Vindo!

lopes disse...
21 de maio de 2009 às 05:25

Nada tens que agradecer, estou sempre pornto para colaborar em seja no que for a nível informático, fotográfico etc, nem sempre tenho tempo disponível porque existem Sites nos quais eu sou Administrador e aos quais tenho que dar uma maior atenção visto os servidores não perdoarem, certas entradas de spans e virus.
Já agora manda o mail para participares no Blog/site de Mós bem como num Blog/site em que o título é (http://olharespeninsulares.blogspot.com)
Cumprimentos

Enviar um comentário