Carviçais - Um Reino Maravilhoso

| domingo, 17 de maio de 2009

Num passeio por Carviçais tive a oportunidade de captar estas belas fotografias, enfim é mesmo o Reino Maravilhoso do grande Torga.


Carviçais, a maior freguesia do Concelho de Torre de Moncorvo, é uma zona de povoamento remoto, ligada ao concelho medieval de Mós, a partir dessa altura nunca mais tendo sido despovoada. Diz-se que o seu povoamento se deu devido à inexistência de uma estalagem entre Moncorvo e Fornos que desse abrigo aos viajantes que utilizavam a estrada real, proveniente das Beiras em direcção a Miranda do Douro. Por essa razão, uma família, implantou um albergue a meio das duas localidades. Esta estalagem, devido à sua posição estratégica e riqueza, foi atracção para outras famílias que aqui se instalaram, dando expansão ao lugar, que cresceu até se tornar a aldeia de Carviçais. Pensa-se que Carviçais foi elevada a freguesia com "a lei do povoado" no reinado de D. Sancho I.

O seu nome poderá vir de "Carva", "Carvoiça", "Carvoal", que indica uma terra de carvalhos. A lenha de carvalhos, castanheiros e o fabrico de carvão são aspectos que sempre acompanharam aquela terra desde os seus primórdios. Esta freguesia, é muito rica arqueologicamente, pois em S. Cristovão há ruínas que nos indicam poder ter sido ali a primitiva povoação, povoado romano de Vale de Ferreiros. Em Cigadonha, 3km a norte, foram encontrados restos de muros de granito aparelhado, mós manuais e os vestígios do passado são abundantes, como as insculturas rupestres junto a um Ribeiro, as sepulturas abertas na rocha entre o Ribeiro de Trapa e o Canamor.

A aldeia foi invadida por castelhanos, que entrados por Miranda do Douro, a incendiaram. Como património, esta localidade, possui uma Igreja Matriz que é considerada o ex-libris em termos de cultura, tipicismo e tradição. Devido à passagem da Estrada Nacional, que liga Moncorvo a Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta, a freguesia estende-se ao longo de mais de 2 km, o que provoca algum progresso na aldeia.

Esta freguesia é uma das minhas preferidas, a par da Vila de Mós, de extrema e grandiosa beleza, convida todos a uma visita pormenorizada. Fica também a promessa de no futuro fazer uns trabalhos fotográficos mais detalhados nas duas freguesias mencionadas.

1 comentários:

Anónimo disse...
8 de junho de 2009 às 02:15

Post muito interessante sobre a terra da minha família materna. Belas fotos. Parabéns pelo blog!

Carina (Inglaterra)

Enviar um comentário